Preço do Café em alta

Em 2014, o produto já registrou alta de 40%

A última semana foi bem agitada para o mercado do café com alta significativa, atingindo picos de elevação superior a 10% num único dia.

Em 2014, o produto já registrou alta na 40%. Na última quarta-feira a BMF – Bovespa chegou a suspender o pregão por alguns minutos após atingir alta de 10%. Entre os dias 18 e 19, o pregão internacional superou 4 mil pontos, ou seja, subiu mais de 15% em dois dias.

Mas o que explica essa volatilidade do mercado? Ela é fruto das notícias vindas de Minas Gerais, onde a seca e a falta de verba para investir na adubação correta tem gerado forte especulação de quebra da qualidade e da quantidade de café a ser colhido em 2014. Tanto, que já se ouve falar em uma quebra de produção do tipo Arábica superior a 30%, tudo ainda aliado a ação dos especuladores do mercado financeiro, que com os boatos de mercado, operam nas bolsas para realizar ou ampliar lucros.

Isso mostra que o mercado está muito suscetível ao movimento de especulação dos fundos. Por isso, tanto os produtores quanto os exportadores devem redobrar a atenção na hora de vender e negociar.