Feira do Granito em Vitória

O Espírito Santo é o maior produtor e beneficiador de rochas ornamentais do Brasil

Começou ontem a 37ª Feira Internacional do Mármore e Granito - Vitória Stone Fair 2014, considerada o maior evento comercial do Estado e o mais expressivo do setor nas Américas.

A feira é importante não só por sua magnitude – nos últimos seis anos, por ela passaram mais de 170 mil visitantes –, mas porque reúne aqui os representantes das principais empresas produtoras e exportadoras de rochas ornamentais do mundo, o que coloca o Espírito Santo em evidência no mercado mundial.

Além disso, nós somos o maior produtor e beneficiador de rochas ornamentais do Brasil. O que torna o evento ainda mais significativo, já que o setor tem grande importância para a economia capixaba, principalmente para os municípios do interior.

Outro ponto positivo da feira é o protocolo de intenções assinado entre o Sindirochas, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU–BR) e a Milanez & Milaneze (organizadora da feira) com o objetivo de divulgar e ampliar o uso de rochas ornamentais no Brasil e no mundo. Com ações concretas, será possível ampliar receita e a participação no Produto Interno Bruto capixaba.

O setor

Participam da feira diversos nichos de atuação direta e indireta, que reconhecem e investem em um mercado mundial de produção de rochas ornamentais e revestimento na ordem de 55 bilhões de dólares/ano. O ramo de atividade insere no mercado internacional cerca de 20,8 milhões de toneladas em rochas brutas e processadas no mercado internacional.

Para 2025, projeta-se a quintuplicação do consumo mundial e transações internacionais de 2,1 bilhões de m² equivalentes/ano. Número expressivo e que pode render bons frutos para a economia capixaba.

(Veja alguns dados sober a atividade no ES)