Agroindústria brasileira cai 0,2%

Os setores vinculados à agricultura foram os maiores responsáveis pela queda

Ontem publicamos aqui o saldo positivo que o agronegócio brasileiro vem conquistando nos últimos anos, com quebra de recordes e safras positivas. No entanto, as notícias para a agroindústria do país não são tão animadoras.

Ao contrário da primeira, que viu seu volume de produção e exportações crescer em 2013, a segunda amargou queda de 0,2% no ano passado, após também recuar em 2012 (-0,6%). Além disso, o setor mostrou resultado abaixo do assinalado pela indústria geral em 2013, que ficou em 1,2%.

Os grandes contribuintes para essa queda foram os setores vinculados à agricultura, com redução de 2,4%, causada em especial pela queda da laranja (-16,1%), devido à redução da safra, e aos derivados de soja (-8,5%), influenciados negativamente pela queda nas exportações de bagaços e outros resíduos da extração do óleo de soja e de óleo de soja em bruto.

Por outro lado, os produtos industriais derivados da pecuária cresceram 2,3% em 2013, refletindo os avanços registrados pelos grupamentos de derivados de aves (11,1%), influenciado em grande parte pela baixa base de comparação, já que esse grupamento recuou 4,5% em 2012, e de couros e peles (6,3%), impulsionado principalmente pelo aumento da exportação.

Esses dados são importantes porque mostram que ainda é preciso investir na agroindústria do país para que possamos ser autossuficientes nesse setor.

O site Rural BR publicou matéria com outros indicadores: http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2014/02/agroindustria-brasileira-cai-0-2-em-2013-aponta-ibge-4412736.html

*Todas as comparações foram feitas contra iguais períodos do ano anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).