Agricultura Familiar

Após declaração da ONU, 2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar

As Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF). Uma forma de aumentar a visibilidade da agricultura produzida pelas famílias e pelos pequenos agricultores. Mas porque a criação de toda essa discussão é tão importante?

A atividade, que caminha lado a lado com a preservação e o respeito ao meio ambiente, produz mais de 70% dos alimentos consumidos pela população e já é prioridade da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), órgão que está à frente da campanha pelo ano dedicado à modalidade.

Só no Brasil, o ramo cria mais de 75% dos empregos. Ele emprega muito mais pessoas do que o agronegócio, contribuindo para a preservação ambiental sem deixar de produzir alimentos.

Assim, ao focalizar a atenção mundial no relevante papel da agricultura familiar, a ONU irá reposicionar a agricultura familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais nas agendas nacionais, identificando lacunas e oportunidades para promover um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado.

Por tudo isso, essa será uma temática que estará em pauta no blog nos próximos meses. Faremos outros posts sobre essa atividade no Brasil, sobre os programas de incentivo e resultados gerados por ela.