Falta mão-de-obra para o café

A dica é montar logo a equipe para não atrasar a colheita

É hora de montar as equipes para a panha do café. E deixar para a última hora pode ser uma roubada. Isso porque, com a chegada da safra do café, os produtores começam a sofrer com a falta de trabalhadores.

A colheita já está em andamento em Rondônia, vai começar na Bahia na primeira semana do próximo mês e se inicia pelos precoces no Espírito Santo na última semana de março. E como o café conilon capixaba ainda possui índice de mecanização da colheita inexpressivo, não só pela falta de máquinas de qualidade, mas também pela topografia da região, o produtor não pode correr o risco de atrasar a colheita. O atraso da panha prejudica a qualidade do grão e a planta.

Também vale ressaltar a importância da gestão nessa hora, pois o custo da mão-de-obra, se não for bem administrado, pode acarretar em prejuízo para o agricultor. Assim, a dica é não deixar para a última hora. O produtor deve iniciar a busca pelas equipes de colheita o quanto antes.

Outro fator que deve ser considerado é a fiscalização do Minsitério do Trabalho, que acontece todo ano durante a colheita. Não vale a pena correr o risco e não cumprir com a legislação trabalhista.

Foto: Delarisse Specialty Coffee