Cai consumo do café

Queda interrompeu um ciclo de aumento de consumo de quase 10 anos

O consumo interno de café caiu 1,23% em 2013 com relação ao ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). De acordo com o relatório, publicado esta semana, o consumo nacional que foi de 20,33 milhões de sacas em 2012, caiu para 20,08 milhões de sacas no ano passado.

Uma redução pouco significativa, mas que interrompeu um ciclo de aumento de consumo de quase 10 anos. Dois fatores podem explicar essa queda: a concorrência do produto com outras opções de bebidas prontas, como sucos, achocolatados e bebidas à base de soja; e o progressivo desaparecimento de empresas com pouca participação no mercado, resultado da concentração do segmento nas mãos de grandes empresas e do varejo.

No fim de 2012, por exemplo, a Abic contabilizava 1.490 indústrias no país, de todos os portes e que atuaram no mercado nos últimos quatro anos. No fim do ano passado, eram 1.428 unidades industriais.

Ranking

Essa quebra no crescimento faz com que o Brasil continue atrás do EUA em consumo. Sendo assim, permanecemos como o segundo maior consumidor mundial. Os americanos devem consumir 23,85 milhões de sacas em 2013/14, segundo o Departamento de Agricultura do país (USDA). Mas, apesar da baixa registrada no ano passado do Brasil, o consumo continua grande e representa 40% da safra nacional, de acordo com a Abic.